A maca peruana, ou ginseng peruano, é utilizada desde a antiguidade pelos povos Incas. Porém, só recentemente tem chamado nossa atenção e muito tem se perguntado sobre ela. Você tem alguma dúvida? Então acompanhe a matéria a seguir para descobrir mais sobre a maca peruana: benefícios e contraindicações.

A maca peruana é uma planta crucífera, da mesma família do repolho, couve, nabo e mostarda. Seu nome científico é Lepidium meyeni Walp. ou Lepidium peruvianum Chacon e é originária do Peru, na cordilheira dos Andes. Também pode ser encontrada na Bolívia, Colômbia, Chile e Argentina. É um tubérculo, como a cenoura. Utiliza-se a raiz, que tem o formato de um nabo. Esta raiz é seca e produz-se um pó, que pode ser consumido diretamente ou em cápsulas.

É rica em minerais, como cálcio, potássio, ferro, magnésio, fósforo e zinco. Ainda apresenta fitoesterois, muitos ácidos graxos essenciais, proteínas, carboidratos e fibras.

Por não conter cafeína, como guaraná e café, não afeta o sistema nervoso central.

BENEFÍCIOS

  1. Aumento da libido em ambos os sexos e melhora da ereção masculina
  2. Estímulo à fertilidade (ao aumentar a contagem de espermatozoides em homens)
  3. Equilíbrio hormonal (melhora a produção hormonal nas glândulas adrenal, tireoide, pâncreas, ovários e testículos)
  4. Aumento da energia (atletas chegam a utilizar para melhorar a performance esportiva)
  5. Ajuda no controle dos sintomas da menopausa (alívio das ondas de calor)
  6. Ajuda nos sintomas da TPM
  7. Auxilia na prevenção da osteoporose
  8. Clareza mental (melhora do raciocínio, foco e clareza de pensamento)
  9. Estabilização do humor (ajuda na melhora de alguns distúrbios do humor, aliviando quadros de ansiedade, estresse, depressão e alteração constante de humor)
  10. Melhora da pele (acne e manchas, além de reduzir a sensibilidade)
  11. Rica em antioxidantes
  12. É diurética
  13. Ajuda a regular os níveis de açúcar, reduzindo o risco de diabetes

DOSE RECOMENDADA

Geralmente recomenda-se entre 500mg até 3g ao dia, fracionado em três doses, de preferência 30 minutos antes das refeições. Utilizar durante um mês e pausar uma semana antes de continuar o uso. O ideal é consultar um médico ou nutricionista para prescrever a dose ideal para você, de acordo com seu peso, idade e problema a tratar.

USO

Pode-se adicionar o pó em saladas, bebidas, vitaminas, sopas, sucos e café, evitando temperaturas muito elevadas para que não perca suas propriedades. Ou então utilizar as cápsulas.

ONDE ENCONTRAR

Em lojas de produtos naturais.

A MACA EMAGRECE?
Pode ajudar a emagrecer, pois é diurética, diminui o apetite e melhora o transito intestinal, por ser rica em fibras.

EFEITOS COLATERAIS

Dosagens excessivas podem levar a um descontrole do sistema endócrino e causar sérias consequências. Também pode trazer problemas de insônia e dificuldade para descansar bem à noite (ideal não tomar à noite nem ser utilizada por pessoas que fazem uso de remédios para conciliação do sono). No começo da utilização pode ocorrer gases e diarreia, devido à alta concentração de fibras. Se sentir qualquer sintoma, suspenda o uso e procure um médico.

CONTRAINDICAÇÕES

Pessoas com doenças hormônio sensível (câncer de mama, uterino e de ovários, endometriose ou fibrose uterina).

Pessoas com histórico de doenças hepáticas crônicas, como insuficiência renal, hepática ou cirrose.

Não se recomenda o uso em pacientes que estejam recebendo um tratamento anticoagulante., pois poderia aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias.

Caso tenha problema de tireoide o ideal é consumir somente após consultar um médico.

Não existe um consenso se mulheres grávidas ou lactantes podem utilizar.

 

FONTE:

OLIVEIRA, Janaina Costa de. Abordagem terapêutipa da Lepipium meyenii Walp. (MACA): uma revisão da literatura – 2011

GONZALES, Gustavo, VILLAORDUÑA, Leonidas, GASCO, Manuel, RUBIO, Julio, GONZALES, Carla. Maca (Lepidium meyenii Walp), una revisión sobre sus propiedades biológicas. Rev Peru Med Exp Salud Publica vol.31 n.1 Lima Jan./Mar. 2014

Gonzales-Arimborgo C, Yupanqui I, Montero E, Alarcón-Yaquetto DE, Zevallos-Concha A, Caballero L, Gasco M, Zhao J, Khan IA, Gonzales GF. Acceptability, Safety, and Efficacy of Oral Administration of Extracts of Black or Red Maca (Lepidium meyenii) in Adult Human Subjects: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study. Pharmaceuticals (Basel). 2016 Sep; 9(3): 49. Published online 2016 Aug 18

8 Benefícios da Maca Peruana – Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Dosagem. Disponível em: www.mundoboaforma.com.br/8-beneficios-da-maca-peruana-para-que-serve-efeitos-colaterais-e-dosagem Acesso em 26 jan. 2016

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