E aí, galera, firmes e fortes na dieta? Espero que esteja tudo sob controle! Hoje eu resolvi falar sobre a famosa crepioca. Eu não sei você, mas antes de entrar neste mundo fitness eu nunca tinha ouvido falar disso. E a própria tapioca para mim era sinônimo de gordice, com muito leite condensado, chocolate e afins. Então eu escrevi este texto falando mais sobre crepioca: tudo que você queria saber!

Tapioca X Crepioca

Em primeiro lugar eu acho importante fazer esta distinção. Tapioca é feita com a goma de mandioca pura (você pode comprar pronta ou fazer com polvilho umedecido), é só distribuir uma fina camada em uma frigideira antiaderente aquecida (é importante que esteja quente antes de colocar), virar, colocar o recheio de sua preferência e pronto! Você pode ainda adicionar à massa gergelim, chia ou linhaça, para reduzir o índice glicêmico .

Crepioca é quando você mistura a goma com ovo, basicamente isso. Desde que eu descobri esta receita eu viciei, super prática e gostosa, fica parecendo um crepe, daí o nome. E como é a receita, Mari? Volta e meia eu vejo uma diferente, não existe uma receita única, as pessoas variam muito tanto nos ingredientes quanto na quantidade, por isso resolvi te dar algumas opções para experimentar. Como são MUITAS depois farei outros posts com mais receitas. A minha amiga Luly, do instagram @poderosa.luly me passou várias receitinhas top, além de fotos lindas de seus pratos. Brigadão, Luly!

E o legal também é que o ovo acrescenta proteína à receita, importantíssima para recuperação dos músculos e ganho de massa magra (sempre que me perguntam como eu fiz para não ficar flácida uma das minhas dicas é: consuma a quantidade de proteína adequada para você, conforme orientação de um nutricionista). Além disso, o ovo é rico em nutrientes , os quais aumentam a saciedade, melhoram a disposição e concentração.

Como fazer crepioca:

Crepioca com recheio de cottage e geleia diet
Crepioca com recheio de cottage e geleia diet

 

Receita 1 – básica

  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa goma de tapioca
  • 1 colher de sopa de farinha de berinjela (ou de feijão branco, linhaça, chia, maracujá… – para reduzir o índice glicêmico) – opcional

Modo de preparo

Misturar tudo em um pratinho com um garfo mesmo e despejar em uma frigideira antiaderente em fogo baixo.  Depois é só virar como você faria com um crepe e usar o recheio de sua preferência. Muitas vezes eu como pura, só com algum temperinho, mas você pode usar requeijão light, frango desfiado, atum, tomate e queijo branco, banana com canela, cottage e geleia diet… Dá para variar bastante! Outra opção é acrescentar o recheio na própria massa, eu faço isso muito com frango desfiado.

Crepioca com recheio variado
Crepioca com recheio variado

 

Receita 2 – básica outra versão

  • 1 ovo
  • 1 clara
  • 2 colheres sopa de goma de tapioca
  • 1 colher de sopa de água
  • 1 colher de sobremesa iogurte desnatado ou queijo cottage

Modo de preparo

Bata os ovos, a água, a goma  e o iogurte(ou cottage) no mixer ou liquidificador. Coloque 1\3 da massa na frigideira antiaderente pré-aquecida e cozinhe em fogo baixo. Quando despregar da panela, vire e espere dourar do outro lado. Frite o restante da massa.

Rendimento 3 Crepiocas

Recheio a seu critério

Pão de queijo fit
Pão de queijo fit

 

Receita 2 – pão de queijo

  • 1 ovo inteiro e 1 clara
  • 2 colheres de sopa de goma de tapioca
  • 1 colher de sopa de requeijão light
  • 1 colher de sopa de farinha de berinjela (ou de feijão branco, linhaça, chia, maracujá… – para reduzir o índice glicêmico) – opcional

Modo de preparo

É só misturar tudo e levar à frigideira, virando para assar dos 2 lados.

Crepioca engorda?

Esta pergunta eu escuto sempre. Lembro que eu não sou nutricionista e que a melhor pessoa para te responder será o profissional de nutrição que montar sua dieta. E o motivo é simples. Acredito que hoje existe muito terrorismo nutricional. Pode isso, não pode aquilo, isso engorda, aquilo emagrece. Agora vou falar a minha opinião. Claro que crepioca engorda, assim como frutas, castanhas etc. Qualquer alimento que você comer mais do que deveria vai engordar, independente de qual seja. E se você leu que uma crepioca tem a mesma quantidade de calorias que um pão francês, deixa eu te contar uma coisa: depende. Se usar 4 colheres de goma de tapioca vai ter mesmo, mas eu costumo usar 1. Além disso, o fato de não conter glúten me faz gostar mais ainda. Não estou falando que todo mundo deve tirar o glúten do cardápio, mas eu me sinto muito melhor sem. Agora, quantas crepiocas você pode comer por dia e em quais horários, só um nutricionista vai poder te ajudar, pois cada indivíduo é único e a dieta da sua amiga pode não funcionar para você.

Por hoje é só, depois eu posto mais receitas de crepioca! Deixa um comentário aí contando se você já fez e e se a sua receita é diferente, vou adorar saber!

Para tirar suas dúvidas sobre o meu emagrecimento, clique AQUI.

Para ver outras receitas como esta, clique AQUI.

Siga no FACEBOOK e INSTAGRAM @marimellomachado e assine o meu canal de vídeos no YOUTUBE e receba todos em primeira mão.

 

Baixe GRATUITAMENTE Meu eBook
Guia prático para controlar seu principal inimigo no emagrecimento: sua mente!

 

ebook mariana