Há anos eu escuto falar na tal água com berinjela. Relatos os mais variados possíveis. Eu mesma nunca quis experimentar, até mesmo porque não sou fã de berinjela. Só que na minha última consulta com a nutri eu disse que não ia mais tomar os sucos que ela passou. Não gosto, não adianta, dá ânsia de vômito, não desce e quanto mais eu tomo menos eu quero tomar. Como eu #naosouobrigada pedi para ela tirar da dieta. Aí o que ela fez? Colocou água com berinjela e limão. Fiquei tão sem graça de falar que também não queria tomar e ficar parecendo a chata que resolvi ficar calada e experimentar.

Mas antes de mais nada, como eu sou muito curiosa, fui pesquisar. A berinjela em si tem vários benefícios:

  • Ajuda a melhorar a circulação;
  • Diurética (acho que não existe nada que eu precise mais);
  • Apresenta poucas calorias (19,6cal/100g);
  • Fonte de vitamina C (3mg/100g), que fortalece o sistema imunológico;
  • Também fonte de vitamina A (23 IU/100g), essencial para a saúde dos cabelos, pele e unhas;
  • Rica no complexo B, que ajuda em várias funções do organismo, como memória e força muscular;
  • Auxilia na redução do ácido úrico que, em excesso, causa dores nas articulações;
  • Alto teor de potássio (204,6mg/100g) e teor reduzido de sódio (2mg/100g), o que é ótimo para o sistema nervoso e cardiovascular;
  • Ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue (por isso é tão indicada para quem tem diabetes);
  • Atua na redução do colesterol, pois absorve a gordura dos alimentos ingeridos junto com ela;
  • Auxilia na eliminação de toxinas pelo organismo;
  • Ajuda a regular o trânsito intestinal, devido a sua alta concentração de fibra (2,9g/100g);
  • Estimula a bílis a proteger o fígado;
  • Por ser rica em ferro (0,3mg/100g) e magnésio (12,9mg/100g), é ótima para prevenir anemia, aumentar e melhorar as defesas e manter o bom funcionamento cardíaco e muscular.

berinjela

E o que eu preciso para fazer água de berinjela?

É fácil! É só limpar uma berinjela média com vinagre de maçã e um pouquinho de bicarbonato (para tirar as impurezas), cortar em pedaços (com ou sem casca, como preferir), colocar numa jarra com 1 litro de água e levar à geladeira, de modo que a berinjela libere seus líquidos com as propriedades acima mencionadas durante a noite.  Na manhã seguinte é só acrescentar o sumo de 1 limão médio (opcional). Na hora de beber você pode esquentar um pouco a água antes de acrescentar o limão (como a minha nutri recomendou). Pode guardar na geladeira por até 3 dias.

aguadeberinjela

 

E como eu devo tomar a água de berinjela?

É só ir tomando durante o dia, o primeiro copo em jejum. Se tomar antes das refeições de quebra vai ajudar a reduzir o apetite, além de digerir as gorduras dos alimentos, melhorando assim a digestão. Comece tomando 1 copo e vá aumentar a quantidade aos poucos de modo que se sinta confortável.

Posso reaproveitar a berinjela?

Usar a mesma berinjela da véspera para preparar a água novamente não é recomendado, pois as propriedades terão ido para a água que você bebeu no dia anterior. O que você pode fazer é aproveitar os pedaços em alguma receita, como farinha de berinjela (vou experimentar e depois posto a receita)

Efeitos colaterais da água de berinjela

Ai, meu Deus, Mari, água de berinjela pode fazer mal? Desculpa te informar, mas até água pura tomada em excesso pode fazer mal. Você pode vir a sentir enxaqueca, diarreia, desconforto e dores abdominais, além de queda de pressão.

E para evitar que aconteça comigo, o que eu devo fazer?

Faça uso da mistura por 14 dias consecutivos e dê uma pausa antes de repetir. Comece com 1 copo em jejum.

O consumo é contraindicado para quem tem pressão baixa. E quem tem problemas no estômago, como gastrite, deve evitar tomar junto com limão.

Lembro que a água de berinjela é um auxiliar no processo de emagrecimento e que o consumo da mesma não dispensa uma dieta equilibrada e a prática de atividade física.

Recomendo sempre que busque um nutricionista que possa te auxiliar no processo de emagrecimento conforme às suas necessidades individuais, pois só um profissional da área poderá avaliar o que é melhor para você.

Baixe GRATUITAMENTE Meu eBook
Guia prático para controlar seu principal inimigo no emagrecimento: sua mente!

 

ebook mariana